O maestro


Armindo Pereira Luís
Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade com o seu pai, na Banda Filarmónica de Tarouca. Aos 14 anos foi admitido no Conservatório Nacional de Coimbra, onde estudou saxofone com o professor Adelino Martins. Quatro anos mais tarde ingressou na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Républicana. Completou a sua formação artística frequentando cursos de saxofone orientados por Daniel Dafayet e Jean-Yves Formeau, tendo ainda participado num curso de Direcção de Banda orientado por Mitchel J. Fennell. Ganhou o 1º prémio da categoria Música de Câmara, nivel superior, atribuido pela Juventude Musical Portuguesa, enquanto membro do quarteto Saxofonia. Este mesmo quarteto representou Portugal numa Bienal de Marselha de Música Comtemporânea. Enquanto músico foi convidado, apresentou-se com a antiga Orquestra da Radiofusão Portuguesa, Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos e Orquestra Gulbenkian. Foi professor de saxofone na Escola Profissional de Évora, na academia de música Eborense e na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha. Actualmente é professor de saxofone e Música de Câmara na Academia de Música Luisa Todi, maestro na Sociedade Euterpe Alhandrense (desde 1995) e maestro na nossa colectividade desde 1992.
Em Novembro de 2000 foi agraciado, em cerimónia pública, Medalha de Mérito Cultural concedida pela Câmara Municipal do Seixal, em reconhecimento do seu trabalho e dedicação pela divulgação da música e pela formação de jovens enquanto maestro na Sociedade Filarmónica União Seixalense.
Em Novembro de 2008 passa a coadjuvar a chefia da Banda Sinfónica da G.N.R. e em Setembro de 2009 assume a subchefia da mesma.



Sem comentários:

Enviar um comentário