sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A importância da música no desenvolvimento das crianças

A música é um meio de expressão de ideias e sentimentos mas também uma forma de linguagem muito apreciada pela população em geral. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança. Certamente todos nós nos lembramos de alguma música que tenha marcado a nossa infância e, juntamente com essa lembrança, devemos recordar as sensações que a acompanharam. Além de sensações, através da experiência musical são desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil. Em condições normais, os órgãos responsáveis pela audição começam a desenvolver-se no período de gestação e somente por volta dos onze anos de idade é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro, por isso a estimulação auditiva na infância tem um papel fundamental. Sabe-se que os bebés reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos. A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Existe uma forte correlação entre a aprendizagem da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem-sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.

Aprender a tocar um instrumento musical proporciona imensos benefícios:
- Aumenta a capacidade de memória: Uma pesquisa mostrou que tanto ouvir música, como tocar um instrumento musical, estimulam o cérebro.
- Melhora as habilidades organizacionais: Aprender a tocar um instrumento exige organizção e gestão de tempo. Um bom músico sabe que a qualidade do tempo de prática é mais valiosa do que a quantidade.
- Ensina perseverança: Aprender a tocar um instrumento leva tempo e muito esforço, o que realmente exige paciência e perseverança. A maioria dos músicos tem que trabalhar nas partes mais difíceis de uma música durante muito tempo.
- Melhora a coordenação: A arte de tocar um instrumento exige muita coordenação olhos-mãos-dedos-pulsos-movimentos-braços.
- Melhora a habilidade matemática: Ler música requer notas, contagens, compassos e ritmos, o que pode ajudar nas habilidades matemáticas. Além disso, a teoria de aprendizagem musical inclui muitos aspectos matemáticos.
- Aumenta a responsabilidade: A manutenção e o cuidado são muito importantes para manter um instrumento em boas condições de funcionamento. Além das responsabilidades de manutenção, existem outros aspetos como por exemplo recordar os eventos musicais (as horas e dias dos ensaios, as datas dos concertos) e organizar o tempo para o estudo e prática.
- Desenvolve o trabalho em equipa: Tocar um instrumento exige trabalhar com os outros para fazer música. Para que uma banda consiga executar uma música de maneira perfeita, cada músico deve aprender a ouvir o outro e a tocar em conjunto.
- Aguça a concentração: Reproduzir uma música r que a criança sse concentre em várias coisas ao mesmo tempo, como o ritmo, a altura, o tom, a melodia, a duração da nota e qualidade de som. A reprodução de música numa banda envolve ainda mais concentração mais porque é necessárioouvir todas os outros instrumentos, para exitir harmonia.
- Promove habilidades sociais: Algumas pessoas juntam-se em bandas e orquestras, e muitas vezes os amigos que fazem tornam-se como uma família. É muito comum as pessoas ganharem amizades para toda a vida por meio de atividades musicais.
- Promove a felicidade: Tocar um instrumento musical pode ser muito divertido e emocionante. É maravilhoso ouvir o público a aplaudir após um grande desempenho. Pode ser também muito honroso e gratificante tocar para os amigos e família e ver a felicidade no rosto das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário